segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O PIBID PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ESCOLA

O PIBID PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ESCOLA


Andreia Cristina da Silva1
Luzinei Nunes da Silva Domingues2,
Carla Cristina da Silva3 
Carlla Esmerino dos Santos4
Fabíola Cristina da Silva5
Jannine Alves Costa6  
Karoline Maria Oliveira7 
Larissa Silva Gonzaga Marçal8
(IC), Lucélia de Araújo Paz9 
Michele Rocha da Costa10  
Thaís Aparecida da Silva11 
Vanessa Gomes da Silva12


1 Coordenadora de Área; Universidade Estadual de Goiás; Câmpus Quirinópolis; e-mail:
andreiacristinaueg@gmail.com
2 Supervisora; Escola Municipal Professora Zelsani; e-mail: <luzinei_nsd@hotmail.com>
3,4,5,6,7,8,9,10,11,12 Graduandas em Pedagogia, Universidade Estadual de Goiás (UEG); Câmpus Quirinópolis


Resumo

O texto apresenta as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Subprojeto Pedagogia, Câmpus Quirinópolis. As ações foram desenvolvidas na Escola Municipal Professora Zelsani, no período de agosto de 2018 a novembro de 2019. O texto objetiva descrever as principais ações realizadas para a formação inicial de professores tendo em vista a realização de um trabalho sistemático com a Literatura Infantil voltado para a formação do leitor literário na escola. Nessa perspectiva, o trabalho envolveu a pesquisa bibliográfica dentro das áreas pertinentes ao nosso tema maior, ou seja, a formação do leitor literário. Assim, fizemos leitura, fichamento, debate e sistematização de reflexões a partir de estudos críticos sobre a importância da Literatura Infantil, a formação de leitores literários e o lugar da leitura literária no espaço escolar. Refletimos sobre a importância da formação do leitor para o próprio aluno enquanto leitor em formação e também sobre os agentes formadores desse leitor, especialmente a escola e os ambientes em que tais agentes atuam. A seguir, discutimos alguns problemas das relações entre esses agentes na formação do leitor e, por último, elaboramos algumas ações direcionadas para a formação do leitor literário tendo em vista a busca de metodologias e atividades que desenvolvessem o encantamento dos estudantes pelos livros. A leitura literária deve ser incentivada como um espaço ou atividade que permite o desencadear de múltiplas visões que cada obra sugere, isto é, interpretações variadas e imprevisíveis, e não fechadas ou previamente determinadas pelo professor ou mesmo o autor do livro. Nesse sentido, faz-se necessário dar ênfase às variadas interpretações pessoais dos alunos, pois cada uma dessas interpretações é resultado da percepção singular do universo representado no texto e da compreensão própria e particular do objeto artístico na situação de cada leitor. Assim, o trabalho com a leitura literária envolveu a leitura oral de obras literárias, a contação de histórias, a encenação de obras literárias e a leitura e interpretação de textos, oral e escrita. A formação do leitor é essencial para a inserção do sujeito no mundo por esta razão a escola e os agentes que nela atuam precisam criar contextos significativos para que o estudante possa ter um contato permanente com a obra literária, com este pensamento foram pensadas e elaboradas todas as ações do Subprojeto Pibid Pedagogia. Assim, uma etapa importante foi a seleção de textos literários para as atividades de contação de história e de leitura e interpretação de textos, além de atividades escritas, foram elaboradas propostas de interpretação de texto envolvendo jogos e desafios, como “O jogo da velha”, “O desafio dos Contos de Fadas”, “Na trilha literária”, “A tenda literária”, “O projeto ler para contar”, “A roda da leitura”, dentre outros. Todas as ações desenvolvidas reafirmaram a importância da formação inicial dos professores para trabalhar com a Literatura Infantil e propor ações voltadas para a formação do leitor literário.

Palavras-chaves: Pibid. Formação Inicial. Formação do leitor literário.

Comunicação oral apresentada no XV SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Quirinópolis em 03/12/2019.

Nenhum comentário: