O Saci-Pererê
O Saci-Pererê é um menino sapeca que vive nas matas do Brasil. Ele tem a pele mais negra que o carvão e usa na cabeça uma carapuça vermelha.
O negrinho de uma perna só, com o cachimbo na boca, quando encontra alguém, a primeira coisa que ele faz é pedir fumo para pôr no cachimbo.
Ele não gosta de fazer maldades, mas sempre faz brincadeiras para assustar: azeda o leite fervido, joga mosca na sopa, queima o feijão na panela...
O Saci também assusta as galinhas! Elas correm e gritam apavoradas enquanto ele dá boas gargalhadas.
GREGOLIN, Maria do Rosário; GHIRALDELO, Claudete Moreno. De palavra ao mundo: comunicação e linguagem. São Paulo: Atual, 1998.
Atividades de interpretação
1) De acordo com as informações do texto, descreva como é o Saci-Pererê.
O Saci-Pererê é um moleque sapeca. Ele tem a pele mais negra que o carvão, usa na cabeça uma carapuça vermelha e tem uma perna só e fuma cachimbo.
2) Assinale com um (X ) a alternativa correta de acordo com o texto:
A) O Saci quando encontra alguém:
( ) Assusta com suas brincadeiras.
(X) Pede fumo para pôr no cachimbo.
( ) Foge com medo.
B) O Saci vive:
( ) Na cidade.
( ) No mar.
(X) Nas matas.
C) O Saci é:
( ) medroso.
(X) sapeca.
( ) engraçado.
D) O Saci quando assusta as galinhas:
(X) dá boas gargalhadas.
( ) sai correndo.
( ) grita apavorado.
3) De acordo com o texto, quais são as brincadeiras que o Saci faz para assustar?
Ele azeda o leite fervido, joga mosca na sopa, queima o feijão na panela...
4) O que você achou das brincadeiras do Saci-Pererê?
Resposta pessoal.
5) No trecho "O Saci-Pererê é um menino sapeca que vive nas matas do Brasil", os termos em destaque são, respectivamente:
a) substantivo próprio; substantivo comum; adjetivo.
b) adjetivo; substantivo próprio; substantivo comum.
c) substantivo comum; substantivo próprio; adjetivo.
6) Pesquise no dicionário e conceitue as seguintes classes gramaticais.
a) substantivo próprio:
b) substantivo comum:
c) adjetivo:
7) No trecho "O negrinho de uma perna só", o termo em destaque é um substantivo e está no diminutivo. O grau é a propriedade que o substantivo tem de exprimir as variações do tamanho do ser. Exemplo: livro (tamanho normal), livrinho (tamanho diminuído), livrão (tamanho aumentado). Os graus dos substantivos são dois: aumentativo e diminutivo. Grau aumentativo: exprime o aumento do tamanho normal do ser. Grau diminutivo: exprime a diminuição do tamanho do ser.
Reescreva as palavras a seguir no grau diminutivo:
a) cachimbo: cachimbinho
b) boca: boquinha
c) menino: menininho
d) panela: panelinha
e) cabeça: cabecinha
8) Prática de escrita
Agora redija em seu caderno a sua versão da lenda do Saci-Pererê e desenhe-o para ilustrá-la.
Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2018 a 2019. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES -
Nenhum comentário:
Postar um comentário