TEATRO
Um
texto teatral é uma obra literária específica para o teatro, contém os diálogos
e as indicações de cena. Sozinho, o texto é apenas literário, transformando-se
em teatro quando encenado.
O
texto é composto de vários elementos diferentes. Normalmente, em maiúsculas
encontramos os nomes das personagens e em itálico estão as rubricas (anotações
feitas pelo autor do texto que determinam ações, intenções, a movimentação em
cena, às vezes detalhes do cenário, iluminação, sonoplastia etc.).
A
base essencial do Teatro é o drama; sem drama não há Teatro. Drama significa
ação, e se refere às ações causadas pelo choque de duas forças opostas. Tanto
tragédias quanto comédias são dramas, pois possuem os mesmos elementos
estruturais.
Quando
duas forças opostas se encontram dizemos que há um conflito, e ele é, por sua
vez, a base essencial do drama. Este conflito gera um problema, e este problema
exige uma solução. Toda ação gerada a partir deste conflito nós chamamos de
ação dramática, e as ações dramáticas podem ser em função de resolver ou piorar
o problema causado pelo conflito – tudo depende de que lado está o personagem
que as toma.
Personagens
são agentes dramáticos, isto é, por meio deles que as ações dramáticas vão
acontecer. Coisas não exercem ação dramática. Ideias, luzes, sons, nada disso
desenvolve o drama. São as atitudes dos personagens diante das situações que
contribuem para o progresso da história, são suas decisões que desenvolve o
atrito entre as forças que se opõem.
Todo
texto tem um personagem central, a quem chamamos protagonista. Ele é o agente
mais importante da trama, em torno do qual os principais acontecimentos vão
girar e geralmente a quem cabe a resolução do grande problema que é proposto.
Quase sempre há também um antagonista, agente principal do conflito, causador
ou revelador do problema que vai afetar o protagonista. É o embate das forças
que cada um representa, que a trama vai se desenrolar e a ação dramática se
fará possível.
Os
demais personagens da peça são chamados coadjuvantes ou personagens de apoio, e
também são agentes dramáticos. Todo personagem tem que contribuir para uma das
duas forças que se opõem, mesmo que mude de lado no decorrer da história.
PEÇA
TEATRAL
A
CABRA E O BURRO
Personagens:
Cabra, Burro, Fazendeiro, Veterinário.
Cenário:
Um estábulo
A
Cabra e o Burro estão num estábulo da fazenda. Entra o fazendeiro trazendo duas
vasilhas com ração para os animais. A vasilha de ração do burro é bem maior que
a da Cabra.
FAZENDEIRO
(cantarolando):
É
hora do rancho
Que
hora tão feliz
O
de cima come o mato
O
de baixo a raiz...
Fazendeiro
deixa as vasilhas de ração diante dos animais e sai. A cabra não gosta da
diferença de tratamento recebido e decide se vingar no pobre Burro.
CABRA
(falsamente): Vida dura essa sua, hein, amigo
Burro?
BURRO:
É?
CABRA:
Quando
não está girando o moinho, está puxando o arado. Quando não está puxando o
arado, está carregando lenha. Quando não está carregando lenha, está puxando
carroça...
BURRO:
É
meu trabalho, ué!...
CABRA:
Vou
lhe dar um conselho: você precisa é de uma licença médica.
BURRO:
Licença médica?
CABRA:
É
fácil: você arranja uma tosse, finge que está com pneumonia, que o ar da
fazenda está fazendo mal a você... (à parte, para a plateia) Aí
o patrão manda ele embora e sobra mais comida pra mim. He, He, He...
BURRO:
Não
tô entendendo...
CABRA:
Deixe
de ser burro, Burro! Ó, faz o seguinte: você se joga num buraco e quebra a
perna, pronto! Vai por mim, que vai dar tudo certo...
Passagem
do tempo
(Para
simular essa passagem de tempo, Burro e Cabra podem dar um giro de 360º sobre
si mesmos).
(Efeito
de Luz – se houver – e sonoros, como som de tic-tac ou de alguém dando corda
num relógio, também podem ser usados.)
Burro
começa a tossir, espirrar e mancar, tudo ao mesmo tempo e desordenadamente.
Entra o fazendeiro, acompanhando do Veterinário.
FAZENDEIRO:
Ele
caiu num buraco, Doutor. Parece que quebrou a perna...
VETERINÁRIO
(examinando a perna): Humm...
Parece que não há nada quebrado aqui, não; é só torção leve... (examinado
o peito do Burro) Agora, o que me preocupa é essa tosse: parece que vai
precisar de um remédio.
FAZENDEIRO:
Que
remédio, Doutor?
VETERINÁRIO
(dando tapinhas nas costas do Burro) Pra
acabar com a tosse assim só chá de pulmão de cabra!
Todos
olham para a cabra, assustada. Ela tenta fugir, mas o fazendeiro a segura pelo
pescoço.
CABRA
(desolada, para a plateia) Quem deseja o mal para os
outros, acaba fazendo o mal a si mesmo. Me dei mal...
Cai
o pano. Fim.
(ARAGÃO,
José Carlos. Quando os bichos faziam cena: fábulas de Esopo adaptadas para
teatro. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006. P. 29)
Prática de Leitura e Oralidade
Leitura
oral dramatizada
-
Escolha 05 crianças para fazer a leitura da peça.
-
Uma criança vai ler as rubricas (trechos em itálico que indica como os personagens
se movimentarão no palco);
-
outra criança fará a leitura da fala do fazendeiro;
-
outra criança fará a leitura da fala da cabra;
-
outra criança fará a leitura da fala do burro;
-
outra criança fará a leitura da fala do veterinário;
(Observação: enfatizar que o texto teatral dispensa a figura do
narrador uma vez que os personagens encenam a história no palco).
Atividades de Interpretação
01.
Com que finalidade é escrito o texto teatral?
02.
Quais são os personagens da peça teatral “A cabra e o burro”?
03.
De que forma são introduzidas as falas dos personagens no texto teatral?
04.
O que são as rubricas e qual a função delas no texto teatral?
05.
Assinale com um (X) os elementos constitutivos da peça teatral “A cabra e o burro”.
a) ( ) a indicação da fala dos personagens com o uso de seus respectivos nomes em caixa alta (letra maiúscula);
a) ( ) a indicação da fala dos personagens com o uso de seus respectivos nomes em caixa alta (letra maiúscula);
b)
( ) o uso das rubricas para indicar
como os personagens deverão se movimentar no palco;
c)
( ) as rubricas presentes no texto estão
em itálico;
d)
( ) a presença do narrador para contar
os fatos;
e)
( ) o cenário (um estábulo) e a
sonoplastia (efeitos sonoros e de iluminação) são indicados nas rubricas que têm
a função de indicar como os atores da peça se movimentarão no palco e também servem
para orientar o trabalho do diretor da peça.
Prática de Análise da Língua
Os
sinais gráficos empregados junto às letras têm a função de atribuir a elas um
valor fonético especial.
Til ( ~ )
Utilizado sobre as letras “a” e “o” indica a
nasalização destas.
Exemplos:
manhã – coração – órfã – irmã...
manhã – coração – órfã – irmã...
Acento agudo ( ´ )
Indica o som aberto, proferido
pela vogal tônica.
Exemplos:
cajá – até – vovó...
Exemplos:
cajá – até – vovó...
Acento
circunflexo ( ^ )
Manifesta-se pelo som fechado,
retratado pela vogal tônica.
Exemplos:
lâmpada – vovô – clichê...
Exemplos:
lâmpada – vovô – clichê...
06.
Faça a associação correta indicando o sinal gráfico empregando nas palavras
abaixo que foram destacadas do texto “A cabra e o burro”.
(1) Til
(~)
(2)
Acento agudo (´)
(3)
Acento circunflexo (^)
(___)
você
(___)
estábulo
(___)
médica
(___)
ração
(___)
tô
(___)
pulmão
07.
Escreva mais duas palavras que você conhece com:
a) Til
(~):
b)
Acento agudo (´):
c)
Acento circunflexo (^):
Prática
de Escrita
Vamos produzir juntos uma pequena
peça teatral. Vamos dar continuidade à história.
Escola para
pintinhos
- Personagens: Galinha, Pata, Galo,
Fazendeiro, Cachorro.
- Cenário: um galinheiro.
A Galinha e
o Galo estão num galinheiro discutindo sobre a educação dos filhos. Entra o fazendeiro trazendo duas vasilhas com milho
para os animais. A Galinha nervosa está brigando com o Galo.
GALINHA: Eu
quero o divórcio. Eu quero o divórcio. Não quero educar meus filhotes para
serem igualzinho a você. Quero que eles estudem para ter diploma de doutor. Não
quero que eles passem a vida nesse galinheiro e depois virem canja na panela da
madame.
GALO:
Subprojeto PIBID -
Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG),
Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014 a 2017. PIBID -
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário