terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Teatro A cabra e o burro

TEATRO

Um texto teatral é uma obra literária específica para o teatro, contém os diálogos e as indicações de cena. Sozinho, o texto é apenas literário, transformando-se em teatro quando encenado.
O texto é composto de vários elementos diferentes. Normalmente, em maiúsculas encontramos os nomes das personagens e em itálico estão as rubricas (anotações feitas pelo autor do texto que determinam ações, intenções, a movimentação em cena, às vezes detalhes do cenário, iluminação, sonoplastia etc.).
A base essencial do Teatro é o drama; sem drama não há Teatro. Drama significa ação, e se refere às ações causadas pelo choque de duas forças opostas. Tanto tragédias quanto comédias são dramas, pois possuem os mesmos elementos estruturais.
Quando duas forças opostas se encontram dizemos que há um conflito, e ele é, por sua vez, a base essencial do drama. Este conflito gera um problema, e este problema exige uma solução. Toda ação gerada a partir deste conflito nós chamamos de ação dramática, e as ações dramáticas podem ser em função de resolver ou piorar o problema causado pelo conflito – tudo depende de que lado está o personagem que as toma.
Personagens são agentes dramáticos, isto é, por meio deles que as ações dramáticas vão acontecer. Coisas não exercem ação dramática. Ideias, luzes, sons, nada disso desenvolve o drama. São as atitudes dos personagens diante das situações que contribuem para o progresso da história, são suas decisões que desenvolve o atrito entre as forças que se opõem.
Todo texto tem um personagem central, a quem chamamos protagonista. Ele é o agente mais importante da trama, em torno do qual os principais acontecimentos vão girar e geralmente a quem cabe a resolução do grande problema que é proposto. Quase sempre há também um antagonista, agente principal do conflito, causador ou revelador do problema que vai afetar o protagonista. É o embate das forças que cada um representa, que a trama vai se desenrolar e a ação dramática se fará possível.
Os demais personagens da peça são chamados coadjuvantes ou personagens de apoio, e também são agentes dramáticos. Todo personagem tem que contribuir para uma das duas forças que se opõem, mesmo que mude de lado no decorrer da história.

PEÇA TEATRAL

A CABRA E O BURRO

Personagens: Cabra, Burro, Fazendeiro, Veterinário.
Cenário: Um estábulo
A Cabra e o Burro estão num estábulo da fazenda. Entra o fazendeiro trazendo duas vasilhas com ração para os animais. A vasilha de ração do burro é bem maior que a da Cabra.
FAZENDEIRO (cantarolando):
É hora do rancho
Que hora tão feliz
O de cima come o mato
O de baixo a raiz...

Fazendeiro deixa as vasilhas de ração diante dos animais e sai. A cabra não gosta da diferença de tratamento recebido e decide se vingar no pobre Burro.

CABRA (falsamente): Vida dura essa sua, hein, amigo Burro?

BURRO: É?
CABRA: Quando não está girando o moinho, está puxando o arado. Quando não está puxando o arado, está carregando lenha. Quando não está carregando lenha, está puxando carroça...

BURRO: É meu trabalho, ué!...

CABRA: Vou lhe dar um conselho: você precisa é de uma licença médica.

BURRO: Licença médica?

CABRA: É fácil: você arranja uma tosse, finge que está com pneumonia, que o ar da fazenda está fazendo mal a você... (à parte, para a plateia) Aí o patrão manda ele embora e sobra mais comida pra mim. He, He, He...
BURRO: Não tô entendendo...
CABRA: Deixe de ser burro, Burro! Ó, faz o seguinte: você se joga num buraco e quebra a perna, pronto! Vai por mim, que vai dar tudo certo...
Passagem do tempo
(Para simular essa passagem de tempo, Burro e Cabra podem dar um giro de 360º sobre si mesmos).
(Efeito de Luz – se houver – e sonoros, como som de tic-tac ou de alguém dando corda num relógio, também podem ser usados.)
Burro começa a tossir, espirrar e mancar, tudo ao mesmo tempo e desordenadamente. Entra o fazendeiro, acompanhando do Veterinário.
FAZENDEIRO: Ele caiu num buraco, Doutor. Parece que quebrou a perna...
VETERINÁRIO (examinando a perna):  Humm... Parece que não há nada quebrado aqui, não; é só torção leve... (examinado o peito do Burro) Agora, o que me preocupa é essa tosse: parece que vai precisar de um remédio.
FAZENDEIRO: Que remédio, Doutor?
VETERINÁRIO (dando tapinhas nas costas do Burro) Pra acabar com a tosse assim só chá de pulmão de cabra!
Todos olham para a cabra, assustada. Ela tenta fugir, mas o fazendeiro a segura pelo pescoço.
CABRA (desolada, para a plateia) Quem deseja o mal para os outros, acaba fazendo o mal a si mesmo. Me dei mal...
Cai o pano. Fim.

(ARAGÃO, José Carlos. Quando os bichos faziam cena: fábulas de Esopo adaptadas para teatro. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006. P. 29)



Prática de Leitura e Oralidade
Leitura oral dramatizada
- Escolha 05 crianças para fazer a leitura da peça.
- Uma criança vai ler as rubricas (trechos em itálico que indica como os personagens se movimentarão no palco);
- outra criança fará a leitura da fala do fazendeiro;
- outra criança fará a leitura da fala da cabra;
- outra criança fará a leitura da fala do burro;
- outra criança fará a leitura da fala do veterinário;

(Observação: enfatizar que o texto teatral dispensa a figura do narrador uma vez que os personagens encenam a história no palco).

Atividades de Interpretação 
01. Com que finalidade é escrito o texto teatral?

02. Quais são os personagens da peça teatral “A cabra e o burro”?

03. De que forma são introduzidas as falas dos personagens no texto teatral?
04. O que são as rubricas e qual a função delas no texto teatral?

05. Assinale com um (X) os elementos constitutivos da peça teatral “A cabra e o burro”.

a) (   ) a indicação da fala dos personagens com o uso de seus  respectivos nomes em caixa alta (letra maiúscula);
b) (  ) o uso das rubricas para indicar como os personagens deverão se movimentar no palco;
c) (   ) as rubricas presentes no texto estão em itálico;
d) (   ) a presença do narrador para contar os fatos;
e) (   ) o cenário (um estábulo) e a sonoplastia (efeitos sonoros e de iluminação) são indicados nas rubricas que têm a função de indicar como os atores da peça se movimentarão no palco e também servem para orientar o trabalho do diretor da peça.

Prática de Análise da Língua
Os sinais gráficos empregados junto às letras têm a função de atribuir a elas um valor fonético especial.
Til ( ~ )
Utilizado sobre as letras “a” e “o” indica a nasalização destas.
Exemplos:
manhã – coração – órfã – irmã...
Acento agudo ( ´ )
Indica o som aberto, proferido pela vogal tônica.
Exemplos:
cajá – até – vovó...
Acento circunflexo ( ^ )
Manifesta-se pelo som fechado, retratado pela vogal tônica.
Exemplos:
lâmpada – vovô – clichê...

06. Faça a associação correta indicando o sinal gráfico empregando nas palavras abaixo que foram destacadas do texto “A cabra e o burro”.
(1) Til (~)
(2) Acento agudo (´)
(3) Acento circunflexo (^)

(___) você
(___) estábulo
(___) médica
(___) ração
(___) tô
(___) pulmão
07. Escreva mais duas palavras que você conhece com:
a) Til (~):
b) Acento agudo (´):
c) Acento circunflexo (^):

Prática de Escrita

Vamos produzir juntos uma pequena peça teatral. Vamos dar continuidade à história.
Escola para pintinhos

- Personagens: Galinha, Pata, Galo, Fazendeiro, Cachorro.
- Cenário: um galinheiro.

A Galinha e o Galo estão num galinheiro discutindo sobre a educação dos filhos. Entra o fazendeiro trazendo duas vasilhas com milho para os animais. A Galinha nervosa está brigando com o Galo.

GALINHA: Eu quero o divórcio. Eu quero o divórcio. Não quero educar meus filhotes para serem igualzinho a você. Quero que eles estudem para ter diploma de doutor. Não quero que eles passem a vida nesse galinheiro e depois virem canja na panela da madame.

GALO:


Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014 a 2017. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.



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