terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A Lenda do Milho

O que são lendas?
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, com a finalidade de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular.

À medida que vão se popularizando, as lendas tendem a ser reproduzidas e registradas em forma de contos e histórias escritas, principalmente em livros.


A palavra lenda,  etimologicamente, vem do latim medieval que quer dizer “aquilo que deve ser lido”.

A princípio, as lendas contavam histórias de santos, mas estes conceitos foram se transformando em histórias que falam da cultura de um povo e de suas tradições.

As lendas tentam fornecer explicações para todos os acontecimentos e situações, inclusive para coisas que não apresentam explicação científica comprovada, como, por exemplo, os supostos fenômenos sobrenaturais.

A lenda pode ser explicada como uma degeneração do mito, porque como são repassadas oralmente de geração a geração, vão com o passar do tempo sendo alteradas. Como diz o ditado popular: “quem conta um conto, aumenta um ponto”.

A origem das lendas é baseada em quatro teorias que tenta dar uma resposta: a Teoria Bíblica, com origem nas escrituras; Histórica, com origem a partir das diferentes mitologias, Alegórica, onde diz que todos os mitos são simbólicos, contendo somente alguma verdade moral ou filosófica; e Física, que usa os elementos da natureza como base de todo (água, fogo, terra e ar).



A LENDA DO MILHO
Tabajara era um velho índio muito bondoso e querido pelo seu povo.
A tribo estava passando por muita dificuldade. Não havia caça e a pesca estava difícil.
O velho índio, sentindo que ia morrer, reuniu os homens de sua tribo e disse:
— Enterrem meu corpo numa cova bem rasa. Cubram-me com palha seca e pouca terra. Esperem vir o sol e a chuva. Ali nascerá alimento para toda a tribo.
Após a morte de Tabajara, seu povo fez o que ele havia mandado.
Sobre a cova do velho guerreiro, apareceu uma planta. Suas folhas compridas lembravam a lança de Tabajara.
Sua flor vistosa parecia o cocar do chefe índio e a tribo descobriu que sua espiga era um delicioso alimento.
Foi assim que surgiu o milho.

(Adaptação do Folclore Brasileiro)
PRÁTICA DE LEITURA

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

01. Tabajara era um:

a) velho índio
b) velho negro
c) velho doente

02. A tribo estava passando por dificuldades, pois estava sem:

a) pessoas para plantar
b) caça e pesca
c) sem milho e mandioca


03. O velho índio, ao ver que ia morrer pediu para que:

a)  jogasse seu corpo no rio
b)  enterrasse seu corpo no meio da floresta
c)  enterrasse seu corpo numa cova bem rasa e cobrissem com palha e pouca terra

04. Nasceu na cova do velho índio:
a) mandioca
b) milho
c ) guaraná

05. Escreva o nome de alguns alimentos feitos à base de milho:
a) ____________________________________________
b) ____________________________________________
c) _____________________________________________
d) ____________________________________________
e) ____________________________________________

PRÁTICA DE ESCRITA
 06. Agora que você já conheceu "A lenda do milho", vamos produzir coletivamente uma lenda para explicar o surgimento da "Pipoca". Vamos usar a nossa imaginação.

PRÁTICA DE ANÁLISE DA LÍNGUA
 

O que é um Antônimo?

Antônimo é um substantivo masculino que descreve uma palavra que tem um significado oposto em relação a outra palavra. Por exemplo: caro é antônimo de barato. O antônimo é o contrário de sinônimo.

07. Reescreva as frases abaixo substituindo cada palavra sublinhada por um antônimo:

a)  "Tabajara era um velho índio muito bondoso ..."
 
_______________________________________________
b)  "— Enterrem meu corpo numa cova bem rasa."

_______________________________________________

c) "Sobre a cova do velho guerreiro, apareceu uma planta."

 _______________________________________________________

O que é um Dígrafo? 

O encontro de duas letras que representam um único som chama-se dígrafo.

Exemplos:
Galinh
cigarr

Veja outros grupos de letras que formam dígrafos:
  
lh - malha
ss - pássaro
sc - descer
ch - chuva
gu - guitarra
xc - excelente
qu - querido

Os dígrafos ss, rr, sc, xc ficam em sílabas separadas na divisão silábica.
Exemplos: 
Mar-re-co
Os-so

08. Encontre no texto cinco palavras que apresentem dígrafo (duas letras que representam um único som) e em seguida separe-as em sílabas.

a) _________________________________________________
b) _________________________________________________
c) _________________________________________________
d) _________________________________________________
e) _________________________________________________

09. Escreva uma frase com cada palavra que registrou na questão número 08.    

a) _________________________________________________
b) _________________________________________________
c) _________________________________________________
d) _________________________________________________
e) _________________________________________________
 

Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014 a 2016. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.

Nenhum comentário: