Leia o texto abaixo e responda às questões:
O Cavalinho Branco
À tarde, o cavalinho branco
está muito cansado:
está muito cansado:
mas há um pedacinho do campo
onde é sempre feriado.
onde é sempre feriado.
O cavalo sacode a crina
loura e comprida
loura e comprida
e nas verdes ervas atira
sua branca vida.
sua branca vida.
Seu relincho estremece as raízes
e ele ensina aos ventos
e ele ensina aos ventos
a alegria de sentir livres
seus movimentos.
seus movimentos.
Trabalhou todo o dia, tanto!
desde a madrugada!
desde a madrugada!
Descansa entre as flores, cavalinho branco,
de crina dourada!
de crina dourada!
(Cecília Meireles)
Prática de leitura
1. O texto que você acabou de ler pode ser classificado quanto ao gênero textual como:
( ) Notícia ( ) Fábula ( X ) Poema ( ) Bilhete
2. Destaque do texto as palavras que formam rimas:
Cansado/feriado; ventos/movimentos.
3. Quando o cavalinho está muito cansado:
( ) De madrugada ( ) De manhã ( X ) À tarde ( ) À noite
4. O que o eu lírico quis dizer com “mas há um pedacinho do campo / onde é sempre feriado”. Explique.
Que há um lugar no campo onde o cavalinho pode descansar.
5. Como é a crina do Cavalinho Branco?
A crina do cavalinho é loura e comprida.
6. O que o Cavalinho Branco ensina aos ventos?
Ele ele ensina aos ventos a alegria de sentir livres seus movimentos.
7. O que o Cavalinho Branco fez durante todo o dia?
7. O que o Cavalinho Branco fez durante todo o dia?
Ele trabalhou muito o dia todo.
8. Os versos “Trabalhou todo o dia, tanto! / desde a madrugada!” revelam que o eu lírico:
8. Os versos “Trabalhou todo o dia, tanto! / desde a madrugada!” revelam que o eu lírico:
A) se sente tão cansado quanto o cavalinho.
B) se compadece diante do cansaço do cavalinho.
C) gostaria de ser tão livre quanto o cavalinho.
D) tem orgulho de trabalhar junto ao cavalinho.
9. Na última estrofe, o eu lírico demonstra:
A) admirar a disposição do cavalinho branco para trabalhar no campo.
B) indignar-se ao descobrir que o cavalinho branco não pode descansar.
C) alegrar-se ao recordar o dia em que brincou com o cavalinho.
D) reconhecer que é merecido o descanso do cavalinho branco.
Andreia Cristina da Silva. Bolsista Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014 a 2017. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.
Coordenadora de Área: Andreia Cristina da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário