COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROGRAMA PIBID/PEDAGOGIA – UEG/QUIRINÓPOLIS-GO
ALUNO: _________________________________________________ DATA: _____/_____/________
Vamos ler uma notícia. Observe a atualidade do acontecimento e como as informações são passadas de maneira clara e direta ao leitor.
Crianças-surdas recebem ajuda de cães-guia na Grã-Bretanha
Uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto-piloto para fornecer cães-guia para crianças com problemas de audição
No último ano, a instituição Cães-guia para Surdos deu 12 destes cães para crianças. Uma delas foi James Cheung, um menino de 11 anos com dificuldades de audição.
O cão de James é o labrador Kurt, que o alerta quando ele precisa acordar de manhã, quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara.
Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens.
Segundo a família de James, seu comportamento mudou após a chegada do animal.
Ele está mais independente e confiante e desenvolveu um ótimo relacionamento com o cão.
Disponível em: www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/03/120305_caes_guias_surdos_fn.shtml.
A notícia relata acontecimentos recentes de interesse público. A notícia escrita pode ser veiculada em jornais, revistas e na Internet.
A notícia de Internet geralmente apresenta:
- texto curto: para o leitor ler rapidamente;
- foto: ilustra o texto e esclarece as informações;
- legenda: frase curta que acompanha a foto para explicá-la.
Prática de leitura
1. Que acontecimento recente é relatado nessa notícia?
2. Por que essa notícia é de interesse público?
3. Que elemento presente na notícia mostra que ela foi retirada da Internet?
4. Por que a notícia da Internet geralmente apresenta um texto mais curto?
5. Qual é a raça do cão-guia que o menino James Cheung recebeu?
6. O que segundo a notícia faz o cão-guia Kurt?
7. Explique o que é um projeto-piloto.
8. Em que situações o cão-guia ajuda o menino James Cheung?
9. Que mudanças a mãe de James percebeu em seu comportamento após a chegada do cão-guia?
Prática de Escrita
Com a ajuda da professora faça uma pesquisa sobre quais outras raças podem ser treinadas para serem cães-guia. Em seguida reescreva a reportagem ampliando as informações sobre os cães-guia.
Andreia Cristina da Silva. Bolsista Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014 a 2017. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.
Coordenadora de Área: Andreia Cristina da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário