segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Gênero Textual - Poema de Cordel



Bolsistas do Subprojeto Pibid Pedagogia
UEG/ Câmpus Quirinópolis

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROGRAMA PIBID – PEDAGOGIA/UEG-QUIRINÓPOLIS-GO

                           ALUNO (A): ____________________________________________________ DATA:  ______/______/________



Leia o poema:

O POETA DA ROÇA 

SOU FIO DAS MATA, CANTÔ DA MÃO GROSSA,
TRABAIO NA ROÇA, DE INVERNO E DE ESTIO.
A MINHA CHUPANHA É TAPADA DE BARRO.
SÓ FUMO CIGARRO DE PAIA DO MIÓ.

SOU POETA DAS BRENHA, NÃO FAÇO O PAPÉ
DE ARGUM MENESTRÉ, OU ERRANTE CANTÔ
QUE VEVE VAGANDO, COM SUA VIOLA,
CANTANDO, PACHOLA, A PERCURA DE AMÔ.

NÃO TENHO SABENÇA, POIS NUNCA ESTUDEI,
APENAS EU SEI MEU NOME ASSINÁ,
MEU PAI, COITADINHO! VIVIA SEM COBRE.
E O FIO DO POBRE NÃO PODE ESTUDÁ.

MEU VERSO RASTÊRO, SINGELO E SEM GRAÇA,
NÃO ENTRA NA PRAÇA, NO RICO SALÃO,
MEU VERSO SÓ ENTRA NO CAMPO E NA ROÇA
NAS POBRE PAIOÇA, DA SERRA AO SERTÃO.

SÓ CANTO O BULIÇO DA VIDA APERTADA,
DA LIDA PESADA, DAS ROÇA E DOS EITO.
E AS VEZ, RECORDANDO A FELIZ MOCIDADE,
CANTO UMA SODADE QUE MORA EM MEU PEITO.

PATATIVA DO ASSARÉ

Prática de Leitura
1.  Que tipo de poema é este?


2. O que o poeta quis dizer com “Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre.” Explique.

3. De acordo com o próprio poeta qual é o assunto dos seus versos?

4. De acordo com o poeta em que lugar seus versos entram?

5. Na segunda estrofe o poeta escreveu “... não faço o papé/de argum menestré, ou errante cantô” explique no caderno o que é menestrel.

6. O poeta Patativa do Assaré emprega em seus versos a linguagem regional caipira,destaque no texto todas as palavras que não estão de acordo com a escrita padrão.

7. No poema, o poeta diz que nunca estudou. Qual é a justificativa que ele apresenta no poema para não ter frequentado a escola?

8. Como o poeta caracteriza o seu verso?

9. Qual é segundo o poeta o tema dos seus versos?

10. Com a ajuda da professora faça uma síntese das características do poema de cordel.

 Prática de Escrita


O poeta Patativa do Assaré emprega em seus versos uma linguagem regionalista permeada de traços de oralidade. Sua tarefa é fazer a reescrita do poema fazendo as adequações necessárias para a linguagem escrita. Bom Trabalho!

Andreia Cristina da Silva. Bolsista Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014 a 2017. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.
Coordenadora de Área: Andreia Cristina da Silva.



Nenhum comentário: