quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Crônica - Castigo merecido (Décio Valente)

Gênero textual que consiste na narração de fatos do cotidiano de forma diferenciada


Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto.

A palavra deriva do latim chronica, que significa narrativa cronológica. A primeira crônica data de 1799 e foi publicada no Jornal des Débats, em Paris. No Brasil, ela passou a ser conhecida na metade do século XIX e era publicada em folhetins.

Características


Por tratar de assuntos cotidianos e factuais, a crônica tem “vida curta”. O assunto em pauta hoje não será o mesmo de amanhã, aspecto similar ao jornalismo, visto que ambas buscam inspiração nos acontecimentos do dia a dia.

Com uma linguagem simples, a crônica relata de forma diferenciada as ocorrências, seja de forma artística, em tom crítico ou com humor. 

Veja as principais características dessa vertente dos gêneros textuais:

- É escrita em textos curtos;
- Possui linguagem despojada e simples;
- Narra situações do cotidiano;
- Visa prender a atenção do leitor.
Castigo merecido

Numa das suas viagens a São Paulo, o Juventino não pôde conseguir, de forma alguma, um hotel ou pensão onde pudesse hospedar-se.
Percorreu a cidade toda, e nada! Tudo cheio, completamente lotado.
Finalmente, após longa e infrutífera caminhada, resolveu ir para a casa de seu irmão, residente em bairro afastado do centro da grande metrópole. Pegou a mala deixada na portaria de um dos hotéis em que havia procurado cômodo, tomou um táxi e foi para a casa do parente, certo de ali encontrar o desejado cantinho onde pudesse passar alguns dias.
Chegou e foi bem recebido. Como, porém, a casa era pequena, teve que acomodar-se no mesmo quarto em que dormia um sobrinho de poucos meses. De madrugada, acordou-se com a bexiga cheia, desesperado por esvaziá-la. Levantou-se, procurou o vaso noturno por todos os cantos e não o encontrou. Para ir até o banheiro, tinha de atravessar o quarto onde dormia o casal; precisaria acender as luzes. Todo esse movimento poderia acordar o irmão e a cunhada.
Como fazer para sair daquela aflitiva situação?
Depois de muito pensar, pegou o garoto, passou-o para sua cama e esvaziou a bexiga ali mesmo no colchãozinho do berço...
Aliviado, o Juventino, ao pegar o menino para pô-lo novamente no berço, viu que o safadinho havia feito coisa muito pior em sua cama.

(Décio Valente. Coisas que acontecem...1.ed. S. Paulo: L. Oren, 1969, p. 66-7)

Prática de Leitura

1) O foco narrativo do texto é:
(  ) em 1ª pessoa (narrador-personagem)
(x) em 3ª pessoa (narrador-observador)
(  ) em 1ª pessoa (narrador-protagonista)

2) O texto Castigo merecido pode ser classificado como:
(  ) Fábula  
(  ) Notícia 
(x) Crônica
(  ) Anúncio publicitário

3) Quais são os personagens do texto?
O Juventino, o irmão do Juventino, a cunhada e o bebê.

4) Qual é enredo do texto?
O Juventino não conseguiu uma vaga para se hospedar em uma de suas viagens a São Paulo, foi para a casa do irmão e ficou no quarto do bebê, acordou com a bexiga cheia e não quis ir ao banheiro que ficava no quarto do irmão e da cunhada para não acordá-los, então ele resolveu esvaziar a bexiga no colchãozinho do bebê, porém o bebê fez coisa pior em sua cama.

5) Em que cidade aconteceram os fatos narrados?
Em são Paulo.

6) Para onde Juventino foi quando não encontrou hospedagem?
Para a casa de seu irmão, residente em bairro afastado do centro da grande metrópole.

7) Por que Juventino teve que se acomodar no quarto do bebê?
Porque a casa era pequena.

8) Explique o título do texto.
O título castigo merecido sugere que o Juventino recebeu uma punição justa para o ato que ele cometeu.

9) Que outro título você daria para o texto?
Resposta pessoal.

10) Como Juventino resolveu o seu problema?
Ele pegou o garoto, passou-o para sua cama e esvaziou a bexiga ali mesmo no colchãozinho do berço.

11) A atitude de Juventino foi correta? Comente.
Resposta pessoal.

12) No trecho “De madrugada, acordou-se com a bexiga cheia, desesperado por esvaziá-la”, o pronome oblíquo átono em destaque foi utilizado para retomar a palavra:

A) madrugada
B) cheia
C) desesperado
D) bexiga

13) Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:

A) infrutífera: que não dá frutos, sem resultados.
B) metrópole: a cidade principal de um país, de um estado, cidade grande, capital.
C) desesperado: ansioso
D) aliviado: suavizado, relaxado, mitigado.
E) residente

14) No trecho “Levantou-se, procurou o vaso noturno por todos os cantos e não o encontrou”, explique o que seria o vaso noturno.
Penico: recipiente usado para urinar ou defecar.

15) Os substantivos comuns são palavras que designam genericamente, sem especificar, seres da mesma espécie, que partilham características comuns. São escritos com letra minúscula. Destaque do texto dois substantivos comuns.
Hotel e cidade.

16) Os substantivos próprios são palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes. São escritos com letra maiúscula.
Juventino e São Paulo.

Prática de Escrita

Escreva outro final para o conto literário Castigo Merecido, pense em como Juventino irá explicar ao irmão e à cunhada o que aconteceu durante à noite no quarto do bebê.



Andreia Cristina da Silva. Bolsista Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014 a 2017. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.
Coordenadora de Área: Andreia Cristina da Silva.




Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito de ler esta crônica para meu filho e coloca-lo para pensar sobre ações e consequência!