sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Sequência Didática - Textos epistolares



SEQUÊNCIA DIDÁTICA



COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROGRAMA PIBID – PEDAGOGIA/UEG-QUIRINÓPOLIS-GO

Coord. de Área: Prof.ª  Mestra Andreia Cristina da Silva
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 4° ano do Ensino Fundamental
Data: 14/03/2014


            
EIXO TEMÁTICO:
Textos epistolares (cartas, bilhetes e cartão postal)

CONTEÚDO:
Leitura de textos epistolares;
Textos: carta, bilhete e cartão postal;
Exploração dos aspectos que caracterizam os textos epistolares (carta, bilhete, cartão postal)

OBJETIVOS GERAIS
Compreender as características e as finalidades dos gêneros epistolares.
Desenvolver a habilidade de leitura, interpretação e produção escrita, considerando as características do gênero.
Ampliar os conhecimentos sobre textos epistolares e suas utilidades.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Ler em voz alta carta, bilhete e cartão postal;
Identificar informações explícitas e implícitas para a compreensão dos textos;
Identificar as características e finalidades dos textos epistolares;
Identificar sequência lógica de um texto, começo meio e fim.

ATIVIDADES DE IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Após ler o texto questionar o que os alunos sabem sobre o texto: gênero, tipo de linguagem, tempo verbal predominante, tipo de discurso.

ATIVIDADES DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Proposta de leitura do gênero como: cartão de aniversário, carta do leitor em revistas e gibis, e-mail, telegrama, convites – aniversário e casamento.
Interpretação escrita do texto

ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTO
Leitura da carta que um personagem de contos de fada escreveu.
Interpretação escrita do texto;

Queridos Sr. e  Sra. Urso,

Querido Ursinho,

Sinto muito, mas muito mesmo, ter entrado na casa de vocês e ter comido o mingau do Ursinho. Mamãe disse que o que eu fiz é muito feio. E ficou muito brava ainda porque eu nunca como o mingau que ela faz.
Papai disse que vai consertar a cadeirinha.
Um beijo,
Cachinhos Dourados

P.S. Gostaria muito que o Ursinho viesse à minha festa de aniversário. Vai ter três tipos de gelatina e um bolo com oito velas.

INTERPRETAÇÃO ORAL DO TEXTO
  1. Que texto é esse?
  2. Quais são os personagens do texto?
  3. Quem escreveu o texto?
  4. Por que esse texto se chama carta?
  5. Que elementos do texto podem caracterizar uma carta?

INTERPRETAÇÃO ESCRITA DO TEXTO

1ª Atividade

1.       Marque com um x a alternativa correta:
Qual o assunto principal da carta?
(  ) Agradecer pelo mingau.
(  ) Pedir desculpas.
(  ) Fazer um convite.
(  ) Informar quem comeu o mingau.

2.       Para quem Cachinhos Dourados escreveu?

3.       Que convite a menina faz para o Ursinho?


4.       Quantos anos Cachinhos Dourados vai fazer?

5.       Na carta a menina diz que vai ter gelatina e bolo na festa.

O que mais poderia ter em uma festa de aniversário?


6.       Como você faria para convidar alguém para o seu aniversário?


7.       Se o Ursinho quiser ir ao aniversário de Cachinhos Dourados, ele vai conseguir chegar à casa dela? Explique sua resposta.
(não ele não tem o endereço... nem saberia o dia do aniversário, nem o dia que a carta foi escrita).

 2ª Atividade:
Vamos reescrever a carta de Cachinhos Dourados colocando as informações necessárias para o Ursinho ir à festa.


            Floresta Encantada, 01 de abril de 1892.

Queridos Sr. e Sra. Ursos, 

Querido Ursinho,

Sinto muito, mas muito mesmo, ter entrado na casa de vocês e ter comido o mingau do Ursinho. Mamãe disse que o que fiz é muito feio. E ficou mais brava ainda porque eu nunca como o mingau que ela faz.
Papai disse que vai consertar a cadeirinha.
Um beijo,

Cachinhos Dourados

P.S. Gostaria muito que o Ursinho viesse à minha festa de aniversário, no dia 10 de abril às 16 horas. Vai ter três tipos de gelatina e um bolo com oito velinhas. O endereço está no envelope.

Responda:
a-      Agora o Ursinho consegue chegar à festa de Cachinhos Dourados? Por quê?


b-      Por que a mãe ficou mais brava ainda?



c-      O pai de Cachinhos Dourados avisou o quê?


d-      Você gosta de mingau? Como se faz mingau? Tente descobrir alguma receita e traga a para sala de aula.



Você sabia!
Que cada cidade tem um código de endereçamento postal, conhecido como CEP e é esse número que os correios usam para separar as correspondências na central dos correios e mandá-las para as cidades dos destinatários.

Para casa:
Pesquisar qual é o CEP de Quirinópolis.


3ª Atividade:
Correção das atividades feitas em casa:
Pesquisa do CEP de Quirinópolis;
Receita do Mingau – fazer a leitura da receita escolher três receitas para fazer comparação de ingredientes entre elas.

Passar na lousa:
Geralmente cartas e bilhetes contêm estas partes.
·      Data: época em que o bilhete foi escrito, ela pode ter somente dia e mês. Por exemplo: 7 de fevereiro.
·         Destinatário: pessoa para quem vai a carta ou o bilhete.
·         Mensagem: assunto da carta ou do bilhete, o que se quer dizer.
·    Despedida: palavra ou expressão usada para despedir. Por exemplo: tchau, beijos, grato, abraço.
·         Remetente: nome de quem escreveu a carta ou o bilhete.

Proposta de Produção Textual
Escreva uma carta para Cachinhos Dourados convidando-a para uma festa em sua casa. Antes de fazer a versão final verifique se não ficou faltando nenhuma informação importante.

Subprojeto PIBID - Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Quirinópolis, Goiás. Fonte: Diário de Campo, 2014. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES - Brasil.

Um comentário:

Prof.Sy disse...

Gostei! Gostaria do link para fazer no download. Bjs